ÚLTIMAS NOVIDADES

Asia Towner: O Ícone Esquecido da Indústria Automotiva Brasileira

Nos anos 1990, com a abertura do mercado nacional, uma diversidade de carros invadiu as ruas do Brasil. Entre eles, um modelo destoante e inusitado ganhou destaque: a Asia Towner. Inspirada no conceito japonês de "kei car" e baseada na Daihatsu Hijet, essa pequena van conquistou um lugar peculiar no coração dos brasileiros e deixou uma marca na história automotiva do país.

Apesar de sua aparência desajeitada e incomum, a Asia Towner rapidamente se tornou um símbolo nas ruas brasileiras. Com um preço acessível, a versão mais cara custava pouco mais de US$ 10.000, a Towner conquistou principalmente os trabalhadores, motoristas de lotação e vendedores ambulantes, que a adotaram como um veículo confiável e versátil para suas atividades diárias.

A popularidade da Towner também se estendeu às famílias numerosas, especialmente aquelas que optavam pela versão com o pacote de opcionais SDX Full, que incluía rodas de liga leve, vidros verdes e até mesmo ar-condicionado. Apesar de suas limitações mecânicas, como um motor 0.8 de apenas 40 cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 46,5 segundos, a Towner encontrou seu lugar nas ruas do Brasil.

No entanto, nem tudo eram flores para a Asia Towner. Seu desempenho modesto e suas limitações de frenagem e estabilidade em condições adversas tornaram evidente a necessidade de melhorias. Planos para sua produção local foram cogitados, mas acabaram sendo abandonados em 1997, marcando o fim prematuro da jornada da Towner no Brasil.

Apesar de ter sido relegada ao esquecimento com o passar dos anos, a Asia Towner permanece como uma peça importante no quebra-cabeça da história automotiva brasileira. Seu legado como um veículo acessível e confiável, que desempenhou um papel crucial na mobilidade urbana e na economia informal do país, merece ser lembrado e celebrado. A Towner pode ter sido um veículo incomum no mundo dos carros, mas sua presença deixou uma marca nas ruas e na memória dos brasileiros.

Top